Em tempos obscuros, um flashback sobre a importância da Educação Pública Estatal

O depoimento que venho hoje publicar para quem visita o Jardim da Mariposa diz respeito a uma entrevista que dei em 2017 para o canal Caminho Filosófico do YouTube e que me fez a seguinte pergunta: qual a importância da Educação Estatal para a Democracia brasileira?

Na minha última postagem eu mostrei para você um relato de prática publicado na revista Magistério e os 80 anos da educação infantil que falou um pouquinho sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Nessa entrevista além de retomar os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana eu também falo do processo de Educação Integral nos CEUs da cidade de São Paulo, ambos como como construtores da democracia participativa na cidade e no país e da importância da Educação Pública para a garantia da constituição do Estado de Direitos e da Educação Pública Laica pra o desenvolvimento de um novo tempo.  Aproveito para deixar a dissertação de mestrado da profa Elaine Jardim que discorre sobre os CEUs que tivemos a honra de contribuir.

São quase 30 minutos de fala que espero possa por meio desse flashback contribuir para reflexões necessárias ao combate do obscurantismo na Educação brasileira.

Deixo algumas referências complementar às suas reflexões.

Referências

BrincaCEU

https://www.caiodib.com.br/blog/brincaceu-une-geracoes-pela-valorizacao-do-brincar/

Indicadores de qualidade da educação Infantil MEC

https://www.unicef.org/brazil/relatorios/indicadores-da-qualidade-na-educacao-infantil

Indicadores de qualidade da Educação Infantil Paulistana

Indic_Ed_Inf_Paulistana.pdf

Jardim, Elaine Aparecida “Meu bairro, minha cidade”: as exposições inaugurais dos

CEUs e as representações urbanas das periferias paulistanas, São Paulo, 2017

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-10102017-153700/publico/ElaineJardimREVISADA.pdf

Portal Aprendiz

https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/08/01/ceus-completam-12-anos-como-referencia-de-politica-para-uma-cidade-educadora/

https://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/03/09/para-que-escola-ocupe-o-ceu-para-que-o-ceu-transborde-para-o-bairro/

Portal da Educação- Secretaria Municipal de Educação- PMSP

http://intranet.sme.prefeitura.sp.gov.br/dre-butanta/2016/03/09/ocupaceu-bebes-meninas-e-mulheres-no-ceu-butanta/

Como sempre agradeço sua presença aqui no meu jardim, e espero que você possa espalhar desse perfume, para que novas metamorfoses possam acontecer.

6 respostas para “Em tempos obscuros, um flashback sobre a importância da Educação Pública Estatal”

  1. A democracia deve começar dentro da escola. Se não acontecer neste espaço , todo o resto será inútil.

    1. Exatamente o que defendo na entrevista Marcos! Compartilha com os professores que vc conhece. Gratidão 🙏🏾

    2. Isso mesmo, Naime! A responsabilidade da Educação Publica na construção historica da Democracia Popular Participativa é enorme! Crucial mesmo. Costumo defender o termo ” Alfabetização Política “, no sentido de afirmar a importância de que a Alfabetização, esse processo tão delicado e significativo, faça SENTIDO!

      1. Ahh Anna! E como esse processo deve ser delicado, conquistador e dialogado. Gosto do conceito artesanato pedagógico. Feito na tecitura do bordado da vida! Obrigada por deixar aqui seu perfume.

  2. Estabelecer o elo entre educação e democracia talvez seja o grande desafio desses tempos sombrios onde tudo o que é libertário e revolucionário é visto como utópico ou desestruturante. Trazer as famílias pra dentro da escola com qualidade é fundamental para a retomada de diálogo pois creio q as famílias tbm devem ser educadas para a democracia, direitos e liberdades.

    1. Diambas amada! Exatamente isso! E essa construção mesmo que feita na intencionalidade e com zelo acontece a passos lentos e na delicadeza, porque a democracia participativa não pode ser imposta, mas sim conquistada com amor freiriano! Sigamos na luta!

Os comentários estão desativados.